Os 10 Lugares Imperdíveis a Conhecer no Porto Santo

Ago 17, 2020 | Guias

Desde viagens no tempo, praias resguardadas, obras-primas da Natureza a miradouros de cortar a respiração… Descubra os 10 lugares a conhecer na Ilha do Porto Santo.

Se está a pensar ir ao Porto Santo nos próximos tempos, encontrou o artigo perfeito para guiá-lo na sua aventura.

Aqui vai encontrar o TOP 10 de sítios a visitar durante as suas férias na ilha do Porto Santo.

Conheça também um Guia sobre os 10 Lugares mais escondidos e imperdíveis da Ilha da Madeira.

Convém referir que deixamos para último lugar aquele que é o local mais conhecido e falado do Porto Santo. Vale mesmo a pena!

Os 10 Lugares Que Não Pode Deixar de Visitar nas Suas Férias ao Porto Santo

1. Praia das Salemas

Haverá um sítio melhor que uma praia resguardada com piscinas naturais? A Praia das Salemas é isso mesmo!

Aqui pode contar com águas cristalinas e com uma obra da Mãe Natureza de cortar a respiração. 

É necessário percorrer um caminho um tanto ou quanto desafiante para lá chegar, mas o destino em questão compensa o esforço necessário.

Porto das Salemas - Ilha do Porto Santo

Créditos de Imagem – Tripadvisor

2. Praia do Zimbralinho

Não é de espantar que o sítio que ocupa o segundo lugar no nosso pódio seja outra praia, já que a ilha do Porto Santo é caracterizada pela beleza das mesmas. 

Na Praia do Zimbralinho, qualquer pessoa se sente no paraíso. Esta praia é bastante afamada pela cor azul turquesa do seu mar e por se isolar da civilização, já que está rodeada de falésias.

Não se esqueça da sua câmera fotográfica! Vai querer agarrá-la no primeiro segundo que lá chegar.

Praia do Zimbralinho - Porto Santo

Créditos Imagem – Nit.pt

3. Vereda do Pico Branco e Terra Chã

Não terá uma verdadeira experiência portosantense se não percorrer um dos vários trilhos do Porto Santo. Nós aconselhamo-lo/a a percorrer a Vereda do Pico Branco e Terra Chã durante as suas férias na ilha do Porto Santo. 

Pode contar com algumas subidas e descidas, uma área totalmente protegida e segura para caminhar e vistas incríveis ao longo dos trilhos. 

Leia aqui informações mais detalhadas sobre a Vereda do Pico Branco e Terra Chão.

Vereda do Pico Branco e Terra Chã - Ilha do Porto Santo

Créditos Imagem – walkmeguide.com

4. Pico de Ana Ferreira

É de esperar que uma ilha vulcânica tenha muitas obras-primas da Natureza. Pois o Pico de Ana Ferreira é um exemplo perfeito.

Este sítio destaca-se pela estética quase perfeita da sua rocha e ‘’foi originada pelas tensões de contração que se geraram durante o arrefecimento do magma no interior de uma conduta vulcânica.’’

O Pico de Ana Ferreira é, certamente, um fenómeno geográfico como poucos no mundo. Vale a pena visitar durante as suas férias no Porto Santo!

Se é um entusiasma geográfico pode conhecer informações mais detalhas sobre as características do Pico de Ana Ferreira aqui.

O Pico de Ana Ferreira é, certamente, um fenómeno geográfico como poucos no mundo. Vale a pena visitar durante as suas férias no Porto Santo!

Créditos Imagem – Geodiversidade Madeira

5. Miradouro das Flores

Qualquer pessoa gosta de um bom miradouro, com uma boa vista para contemplar. A nossa primeira sugestão: Miradouro das Flores!

Este miradouro é perfeito, não só para avistar a famosa praia de 9km do Porto Santo, mas também para observar os ilhéus de Ferro, da Cal e de Cima. 

Por isso, se está à procura do sítio ideal para contemplar a Ilha Dourada, o Miradouro das Flores é a resposta.

Miradouro das Flores - Ilha do Porto Santo

Créditos Imagem – VisitMadeira

6. Morenos

Os 10 locais escolhidos não são só praias ou miradouros… No número 6 do nosso pódio apresentamos o sítio perfeito para um piquenique.

Se não for pessoa de piqueniques, pode simplesmente ir até aos Morenos para relaxar e aproveitar a beleza natural deste sítio. 

Pode também aproveitar este espaço encantador para respirar o ar puro e a brisa marítima que a Ilha Dourada tem para oferecer. 

Morenos - Porto Santo

Créditos Imagem – Minube.pt

7. Casa da Serra

Construída a partir de uma herdade em 1764, a Casa da Serra tem se tornado num dos pontos turísticos mais aclamados da ilha do Porto Santo.

A Casa da Serra é gerida (e bem) por Lomelino Velosa. Este transformou esta casa numa verdadeira viagem no tempo, onde pode encontrar as devidas divisões decoradas e ornamentadas à moda antiga. 

Se é amante de animais, ótimo: vai encontrar vários pela herdade, desde cabras, perus, galinhas, patos, ovelhas, etc.

Vale a pena embarcar nesta emocionante viagem no tempo (e conhecer também a simpatia do Sr. Lomelino).

Casa da Serra - llha do Porto Santo

Créditos Imagem – JM Madeira

8. Pico do Castelo

No oitavo lugar do pódio está, novamente, um sítio com uma vista deslumbrante e onde certamente se sentirá no topo do mundo.

A 437 metros de altitude, poderá observar a Ilha Dourada de uma forma única. Terá, inclusive, uma vista privilegiada para os vários ilhéus que rodeiam o Porto Santo.

Para além disso, nas proximidades ‘’existem ruínas de uma fortaleza do século XVI, símbolo da defesa das populações dos continuados ataques piratas franceses e argelinos à ilha’’

Pode conhecer mais sobre o Pico do Castelo aqui.

Pico do Castelo - Porto Santo

Créditos Imagem – viajarentreviagens.pt

9. Miradouro da Fonte da Areia

Situado no Norte da ilha, o Miradouro da Fonte da Areia deixa qualquer um de queixo caído.

A areia do Porto Santo é nacional e internacionalmente conhecida, essencialmente pelas suas particularidades terapêuticas. (Aproveite para experimentar, durante as suas férias na ilha do Porto Santo, uma terapia de areias quentes no Vila Baleira Hotels & Resorts.)

Ir até ao Miradouro da Fonte da Areia é como aterrar numa outra ilha, toda ela feita de areia. Este sítio premeia-se pela diferença e, à semelhança de muitos dos que estão enumerados anteriormente, pela magnificência de uma outra obra-prima da Natureza.

Miradouro Fonte de Areia - Porto Santo

Créditos Imagem – Visit Madeira

10. Miradouro da Portela

Não é à toa que o Miradouro da Portela é o mais conhecido da Ilha Dourada: é incrível!

Aqui pode contar com um panorama extraordinário sobre a ilha do Porto Santo. É relativamente perto do centro, Vila Baleira, sendo possível ir de bicicleta (mas prepare as pernas para as subidas).

Estará rodeado/a de palmeiras e moinhos mas, mais importante ainda, poderá observar a verdadeira beleza de uma ilha vulcânica. 

Acredite, visitar o Miradouro da Portela fará a diferença durante as suas férias na ilha do Porto Santo.

Miradouro da Portela - Porto Santo

Créditos Imagem – Visit Madeira

Recomendações Finais Para A Sua Estadia No Porto Santo

Se realmente seguiu os dez lugares de visita imprescindível no Porto Santo que lhe acabamos de apresentar, é provável que esteja muito interessado em visitar a ilha.

Poderá fazé-lo de duas maneiras: de barco com partida no Funchal (Ilha da Madeira) ou dependendo da sua origem, através de voo direto.

Para saber mais sobre as saídas de barco, visite o Porto Santo Line.

De resto, aconselhamos a realizar a sua estadia no Hotel Vila Baleira, mas terá a sua disposição outras opções como o alojamento local.