Guia de Locais Escondidos na Ilha da Madeira

Ago 14, 2020 | Guias

Descubra neste guia os Locais Escondidos de paragem obrigatória na Ilha da Madeira, especificamente aqueles que só um local é que conhece.

Já tem passagem marcada para a Madeira ou está a pensar marcar? Pois agora é hora de começar a procurar os melhores sítios para visitar durante as suas férias na ilha da Madeira. 

Esqueça por agora os sítios clichê. Neste artigo, pretendemos dar-lhe a conhecer lugares menos frequentados por visitantes, de forma a que possa conhecer mais da ilha da Madeira para além do mítico Mercado dos Lavradores ou o Miradouro Cabo Girão. Atenção! São sítios a visitar na mesma. Mas são sítios que encontrará facilmente noutros artigos ou com uma simples pesquisa no Google. 

Pois este artigo é diferente! Está pronto para ter a verdadeira experiência madeirense? 

Guia de Locais Escondidos Na Madeira

Top 10 de Locais Escondidos Que Deve Visitar na Ilha da Madeira

1. Poço dos Chefes, Curral das Freiras

Na ilha não há rios, mas há ribeiras, e as ‘’gentes’’ da Madeira aproveitam qualquer sítio para se poder refrescar face ao tempo tropical da pérola do Atlântico. 

Haverá melhor experiência madeirense do que fazer praia na ribeira? Aqui vai poder sentir o fresco das águas das montanhas, estar rodeado das mesmas, e se gosta de adrenalina, pode ainda saltar das rochas que lá estão. Já para não falar das vistas incríveis que o Poço dos Chefes lhe proporciona. 

Estará perto de uma das vilas mais emblemáticas da região (Curral das Freiras) e, para melhorar a sua experiência, muito possivelmente estará rodeado apenas de pessoas locais. (Sugestão: aproveite para admirar a beleza do sotaque!). 

De praias fluviais deve estar você farto, por isso venha experimentar esta praia ‘’ribeiral’’ durante as suas férias na ilha da Madeira. 

Poço dos Chefes, Curral das Freiras - Locais Escondidos da Ilha da Madeira

2. Felsstrand, Ponta Delgada

Este paraíso escondido é tão discreto que possivelmente terá este espaço verde todo para si. Contudo, de tão discreto que é, também é bastante difícil de lá chegar, mesmo pondo no GPS o nome da localização dada. Mas nós ajudamo-lo! 

A verdade é que pondo no GPS ‘’Felsstrand’’, terá um destino que não corresponde exatamente ao sítio da foto acima (que vale a pena visitar!). Por isso, sugerimos que escreva no GPS ‘’Portadas Bar – Restaurante’’. Quando lá chegar, segue mais um pouco na estrada principal e vire na próxima à esquerda (uma espécie de descida, como as variadíssimas que há na Madeira). Aí, segue sempre nessa estrada sem saída (prepare-se para as curvas). Se depois de algumas curvas passar por um casebre alegadamente assombrado (com placas a incentivar a sua entrada e a invocar o nome de Deus), então saberá que está na direção certa. 

Finalmente, ao chegar ao fim da estrada, estacione o carro e percorra o pequeno trilho até ao pináculo. Garantimos-lhe uma vista de cortar a respiração e um espaço verde bastante amplo (com pouca gente ou até mesmo ninguém), perfeito para relaxar e sentir o que a natureza da ilha da Madeira tem para oferecer. 

Também, se gosta de acampar, longe da civilização, apenas com o barulho do mar e dos pássaros a cantar à sua volta, tem aqui um ótimo sítio para o fazer. 

E mais: também pode fazer praia na ribeira aqui! Há um trilho até ao fundo da montanha que o leva até lá. Haverá melhor que isto?

Felsstrand, Ponta Delgada - Local Escondido Ilha da Madeira

3. Lagoa do Vento, Levada do Alecrim

Já ouviu falar das levadas da Madeira? Se não, habitue-se a essa palavra porque certamente ouvirá e verá várias publicidades pelas ruas e nos pontos de informação. 

A mais conhecida é a levada das 25 Fontes. Mas, um conselho de um local: faça a levada do Alecrim! Porquê? Primeiro, não tem tanta afluência, por isso terá mais sossego e tranquilidade ao longo do trilho. Segundo, as vistas são semelhantes (de frisar que elas são vizinhas: ambas começam no Rabaçal e são próximas uma da outra). Terceiro – e a razão mais importante – a Lagoa do Vento deixa qualquer um de queixo caído

Como já deve ter percebido, para chegar à Lagoa do Vento precisa de percorrer o trilho da levada do Alecrim. Perfeito! Assim, faz uma das míticas levadas da ilha da Madeira e fica ainda a conhecer a deslumbrante Lagoa do Vento.

Lagoa do Vento na Levada do Alecrim - Local Escondido da Ilha da Madeira

4. Praia das Fontes, Gaula

Quer outra experiência totalmente madeirense? Praia de calhau! Mas esta não é uma qualquer… 

A Praia das Fontes (Gaula, Santa Cruz) é uma daquelas que só um local – ou amigos de locais – é que conhece. A praia conta com uma casa privada numa gruta (intitulado ‘’Leme’’), mas está à vontade para explorar os arredores do Leme (que são encantadores).

Infelizmente e felizmente, são poucas as fotografias divulgadas deste sítio. Mas confie, vai querer parar na Praia das Fontes. É um pequeno paraíso dentro do grande paraíso que é a ilha da Madeira.

 

5. Calhau da Lapa, Campanário

E como uma boa notícia nunca vem só, deixamos aqui outra sugestão de outra praia: Calhau da Lapa.

À semelhança da Praia das Fontes (#4), pode contar com águas cristalinas no Calhau da Lapa. São várias pessoas locais que conhecem este paraíso escondido, mas são ainda mais os visitantes que deixam este cantinho da ilha passar-lhe ao lado. Não deixe que isso aconteça a si!

Localiza-se no Campanário, Ribeira Brava, e tem apenas duas formas de lá chegar: a pé ou de barco. Se for a pé, aconselhamos que vá minimamente preparado para um trilho desafiante (leve sapatilhas!). Se preferir antes ir de barco, há vários passeios organizados que rondam os 30 euros. Saiba mais aqui.

Calhau da Lapa, Campanário - Local Escondido Ilha da Madeira

Créditos Imagem – www.olhares.com

6. Ponta do Bode, Caniçal

O típico visitante vai à Ponta de São Lourenço. Mas aquele que gosta de fugir ao standard, visita a Ponta do Bode.

São poucas as pessoas, até mesmo locais, que conhecem este lado do Caniçal. É difícil entender o porquê, já que as vistas são igualmente bonitas às da Ponta de São Lourenço. Será por ficar em frente a um cemitério? Não sabemos. O que sabemos é que a Ponta do Bode merece ser visitada durante as suas férias na ilha da Madeira.

Embora com uma vista semelhante à da conhecida Ponta de São Lourenço, o solo argiloso na Ponta do Bode é bastante diferente. A sua cor e a sua imensidão dão uma sensação como de quem fez uma viagem não de carro mas sim de foguetão, e acaba de aterrar em Marte

Ponta do Bode, Caniçal - Local Escondido Ilha da Madeira

Créditos Imagem – www.impulsiveaddiction.com

7. Cascata dos Anjos, Ponta do Sol

E mais uma vez, apresentamos-lhe um sítio que nem qualquer pessoa descobre ao fazer férias na ilha da Madeira.

A Cascata dos Anjos fica localizada na Ponta do Sol (pode aproveitar para parar nesta bonita vila também). Fica numa das fantásticas estradas antigas da ilha, estradas essas tão apertadas que mais parecem de sentido único (mas não são!). 

Para além de ser um fenómeno natural único e deslumbrante, pode também aproveitar uma lavagem gratuita ao seu carro com a água da Cascata ou, até, refrescar o seu próprio corpo.

Pode ver um vídeo da Cascata a cair sobre um carro.

Cascata dos Anjos, Ponta do Sol - Local Escondido Ilha da Madeira

8. Jardim do Mar, Calheta

O nome desta pequena freguesia não podia ter sido melhor atribuído. O Jardim do Mar parece, literalmente, um jardim no mar.

É uma pequena vila junto ao mar, caracterizada pelas suas ruas pedestres estreitas e floridas. Para além disso, tem uma bela promenade, perfeita para ver o pôr-do-sol (sim, o sol põe-se deste lado da ilha) ou, até mesmo, para mergulhar no mar e tomar os seus banhos de sol. 

Jardim do Mar - Local Escondido Ilha da Madeira

Créditos Imagem – https://fotografiasmadeira.blogspot.com/

9. Pico do Facho, Machico

Se é fã de miradouros, então vai adorar este! O Pico do Facho dá-lhe uma vista deslumbrante sobre a cidade de Machico, podendo ainda avistar a famosa pista do Aeroporto da Madeira – Cristiano Ronaldo.

Embora este miradouro seja uma atração turística conhecida, vale a pena visitar. De dia, sentir-se-á no topo do mundo de tão alto que vai estar. De noite, poderá ver as estrelas nitidamente e avistar uma cidade iluminada inserida a meio de um vale. É qualquer coisa de extraordinário!

Pico do Facho, Machico - Local Escondido Ilha da Madeira

Créditos Imagem – https://madeira.best/

10. Paul da Serra, Ponta do Sol

Quer conhecer a Route 66 da ilha da Madeira? Vá até ao Paul da Serra.

É verdade, é possível fugir às típicas curvas da Madeira. O Paul da Serra é a zona mais plana de toda a ilha e é onde encontrará a estrada mais reta – a Route 66 da Madeira.

As vistas são magníficas e é provável que encontre uma ou duas vacas ao longo da estrada. Ao contrário dos sítios numerados anteriormente, o Paul da Serra já é mais visitado por quem vem de fora. Mas, também, não é de espantar… vale mesmo a pena! 

Aproveite para conjugar esta atração a outra que consta neste artigo: Lagoa do Vento (#3). A levada do Alecrim localiza-se no Rabaçal, que é mesmo perto do Paul da Serra. Terá um dia em cheio!

Paul da Serra - Local Escondido Ilha da Madeira

 

Pequenas Pérolas Escondidas dentro da “Pérola do Atlântico”

Não é à toa que a Madeira é muitas vezes chamada ‘’pérola do Atlântico’’. Para além dos sítios emblemáticos que encontrará com facilidade ao planear o seu roteiro, as pequenas pérolas que aqui apresentámos deixá-lo-ão ainda mais rendido à ilha da banana e ao berço do CR7. 

Tal como dita o famoso Bailinho da Madeira

‘’A Madeira é um jardim

No mundo não há igual

Seus encantos não têm fim

É filha de Portugal’’

De que está à espera? Venha desfrutar das suas férias na ilha da Madeira!